10 dicas para evitar o catabolismo muscular!

Aprenda 10 dicas de como você vai poder evitar o catabolismo muscular. Com essas dicas você manterá seus músculos sempre em estado de crescimento e não sofrerá com o tão temido vilão catabólico.

Para quem não conhece, catabolismo nada mais é do que o inverso do anabolismo, que por sua vez o anabolismo é a construção muscular. Por isso para os amantes da musculação, o catabolismo fica sendo um grande vilão de todo o suor gasto na academia.  No entanto o catabolismo pode muito bem ser evitado. E as dicas que verá aqui neste artigo irá justamente te ajudar nisso. A se manter longe desse vilão destruidor de músculos.

Evitando o catabolismo – 10 dicas

1 – A primeira dica mais importante é evitar á prática de exercícios em excesso (o overtraining). O ideal é treinar no máximo 1 hora por dia e não mais que isso. Prolongar os exercícios mais que isso pode dar início ao catabolismo.

Homem descansando após uma série de exercícios

2 – Ter uma alimentação deficiente, isto é, uma alimentação que consuma poucos nutrientes também leva ao catabolismo. Por isso consuma sempre alimentos que contenham uma variedade maior de nutrientes, procure saber sobre alimentos que são ricos em nutrientes como fibras, vitaminas, minerais e proteínas e opte por consumir mais estes tipos de alimentos. Assim suprirá todas as necessidades do seu corpo e não causara o catabolismo.

3 – O catabolismo também está relacionado a dormir pouco. Por isso dormir pelo menos 8 horas por noite pode evitar o catabolismo e contribuir para o anabolismo.

4Estar sempre bem alimentado também é um dos pontos mais importantes, pois isso ira suprir as energias que serão queimadas durante o dia e durante os exercícios, mantendo as proteínas musculares longe de serem usadas para suprir a necessidade energética do corpo. Evitando assim o catabolismo. O ideal é se alimentar de 3 em 3 horas.

5 – Treinar com fome, ou sem estar bem alimentado, pode ativar o processo catabólico. Sabendo disso, esteja sempre bem alimentado ANTES DE INICIAR alguma atividade física. Assim evitara catabolizar e contribuirá para o ganho de massa durante os treinos.

Exemplo de refeição pré-treino

6Consumir alimentos com carboidratos de baixo índice glicêmico pode sustentar o corpo e nutri-lo por mais tempo. Antes dos treinos uns 40 a 60 minutos, é ideal que se consuma estes tipos de alimentos. Pois eles o manterá com energia por um maior tempo durante as atividades, evitando o catabolismo. A batata doce é o alimento mais utilizado pelos praticantes da musculação para este fim.

7 – Apos as atividades físicas principalmente as mais intensas, o catabolismo ainda pode continuar por algum período. Para evitar isso, consumir alimentos ricos em fonte de energia carboidratos logo APÓS a pratica de atividades físicas pode evitar que o catabolismo se delongue.

8 – As gorduras também são usadas como fonte de energia pelo organismo, mais claro as gorduras boas, saudáveis. Por isso consumir alimentos que tenham gorduras saudáveis pode proporcionar energias que serão bem usadas durante os exercícios e no dia a dia. Poderá optar por alimentos que são fontes de proteínas mais que também acompanhem um teor de gorduras moderado. Ou pode também optar por consumir mais alimentos que seja ricos em gorduras mais que não seja gorduras saturadas, pois estas são as ruins. Isso também manterá as proteínas musculares longe de serem quebradas para o uso.

9 – O pouco descanso entre os treinos (dias de grupos musculares) pode provocar o processo catabólico. É importante que se dê o devido descanso entre os dias de treino para cada grupo muscular, a recuperação de um grupo muscular pode levar no mínimo 48 horas. Então a ideia de malhar um grupo muscular dia sim outro não pode não ser a melhor se você quer evitar o catabolismo.

10 – A vitamina C é um grande aliado para combater o catabolismo. Isso por que ela diminuí os níveis de cortisol no sangue, o que acelera a recuperação muscular e minimiza assim o catabolismo. A vitamina C também aumenta os níveis de testosterona no corpo, e como sabemos, esse é o hormônio chave para o crescimento muscular. Então consuma mais alimentos com vitamina C, ou em cápsulas.

Imagens de sucos diversos

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agmjunior

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