20 Dicas para melhorar seu rendimento no treino

Neste artigo, vamos apresentar para vocês 20 dicas que irão melhorar e muito seu rendimento nos seus treinos, leia com atenção e prepare-se para alcançar muito mais rápido os seus objetivos.

1 – Identifique exercícios que machucam e exclua-os do treino. Só porque todo mundo fala bem de um exercício, isto não significa que ele seja bom para você. Jamais ignore pequenas dores que ocorrem sempre nos mesmos exercícios, isto só tende a piorar conforme a carga aumenta e pode afastar você da academia no futuro (às vezes, definitivamente).

2 – Tenha um objetivo claro e definido. Você não vai ganhar 20kg de massa muscular, perder 10kg de gordura e bater seus recorde de força nos principais exercícios, tudo ao mesmo tempo. Escolha apenas um objetivo e mantenha-se nele.

Rosca direta para bíceps

3 – Não tenha medo de ser “bitolado” se você está tendo resultados assim. Dizem que se você não tem intenção de competir profissionalmente, você não precisa levar o treino e a dieta ao extremo. Eu digo que cada um está disposto a sacrificar o que quiser para conseguir o que deseja; quem deve fazer essa escolha é você, não os outros.

4 – Progresso de cargas é fundamental. É possível ser forte sem ser grande, mas dificilmente você verá um cara grande que não seja forte.

5 – Nunca pule o aquecimento. Se você está com pressa, faça um treino menor, mas nunca economize tempo pulando o aquecimento.

6 – Não precisa ser bitolado com o aquecimento também. Com a moda de treino de mobilidade e funcional, alguns perdem mais tempo se preparando para treinar do que treinando.

7 – Sempre aperte a barra ao fazer exercícios. Tentar esmagar a barra com as mãos durante os exercícios garante maior ativação e firmeza muscular durante o movimento (isto se converte em mais força e menos lesões).

Homem treinando o bíceps

8 – Varie o treino fazendo exercícios de costas com barras “gordas” ou com fat gripz. Isto vai melhorar a força da pegada e desenvolvimento dos antebraços nos exercícios. Também alivia parte do estresse nos cotovelos e ombros.

9 – Faça algum tipo de atividade diariamente. Mesmo que você treine apenas 3 ou 4 dias por semana, experimente fazer algo ativo nos dias restantes. Atividades de baixa intensidade são ótimas para auxiliar na recuperação muscular.

10 – Não treine por mais de uma hora. Ao mesmo tempo que você não vai perder toda a massa muscular por fazer um treino que dure um pouco mais de uma hora, você só está gerando malefícios ao ficar mais tempo que o necessário na academia.

11 – Aprenda a escutar o corpo. Se você não está se sentindo bem, talvez não seja uma boa ideia treinar pesado hoje. Às vezes, tudo o que o corpo precisa é um dia a mais de descanso (é válido lembrar que “não se sentir bem” é diferente de ter preguiça de treinar, o que não é o caso aqui).

12 – Cuide bem dos seus joelhos e ombros. Estas são as piores articulações para lesionar no treino. Cuide bem delas e você terá uma vida longa dentro da academia.

Homem monstro treinando ombros

13 – Não perca tempo fazendo aeróbicos tradicionais. Aeróbicos tradicionais só irão fazer você ficar bom em fazer mais aeróbicos tradicionais. Aeróbicos de alta intensidade e curta duração como o HIIT, farão você perder gordura, ficar mais rápido, explosivo e com mais massa muscular.

14 – Durma cedo. Evite que atividades inúteis como vagar sem rumo pela timeline do Facebook lhe impeçam de dormir mais cedo. A sua massa muscular agradece.

15 – Elimine o consumo de açúcar refinado da dieta. O açúcar refinado pode trazer uma infinidade de malefícios para a saúde com o único positivo sendo a conveniência de adoçar alimentos e bebidas. Se o seu objetivo é conquistar um físico harmonioso e saudável, já passou da hora de eliminar este “alimento” da dieta.

16 – Não desperdice dinheiro com suplementos inúteis. Se a suplementação é uma das coisas mais caras da sua rotina, você provavelmente está torrando dinheiro em coisas que não precisa. Dieta > Treino > Descanso > Suplementos

17 – Não seja consumido pelo detalhismo. Pare de pensar e analisar todos os detalhes minúsculos do seu treino, dieta e suplementação. É mais importante você ter uma boa base e estar executando ela diariamente (faça chuva ou faça sol) do que se preocupar com detalhes mínimos que só fariam diferença se você fosse um competidor de elite.

Homem com os braços enormes

18 – Jamais abandone uma nova rotina em menos de uma semana. É muito comum iniciarmos um novo treino e IMEDIATAMENTE achar que ele não é efetivo, mas ao eliminá-lo precocemente você pode estar descartando o melhor treino da sua vida. Não confie em sua mente quando o assunto é efetividade de treinos, confie no espelho e nas cargas que você está levantando de semana a semana.

19 – Nunca tenha ódio ou inveja de ninguém. Isto consome muita energia mental que poderia estar sendo usada no seu próprio desenvolvimento.

20 – Corte relações com pessoas negativas. Pessoas negativas vão te arrastar para um buraco negro de pessimismo e farão você duvidar da própria capacidade. Não importa o quão próxima a pessoa negativa seja de você, corte relações e você verá como todas as áreas da sua vida vão melhorar.

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agmjunior

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