4 Dicas Rápidas para Diminuir a Perda de Músculo

Quatro dicas para diminuir o catabolismo ao acordar, durante o dia, após o treino e durante o sono. Não fique desperdiçando sua massa muscular!

 1 – Use Carboidratos de Alto Índice Glicêmico ao Acordar

O uso de carbos de alto IG ao acordar é ótimo para interromper a quebra de massa muscular gerada pelo longo período sem comer. Além de interromper com eficácia o catabolismo, o pico de insulina vai potencializar a absorção dos nutrientes consumidos neste horário. Uma ótima pedida é consumir algum alimento proteico ou suplemento junto ou logo após o uso do carbo.
Exemplos de carbos de alto ig: Mel, Açúcar Mascavo, Malto, Dextrose

2 – Use BCAAs nos intervalos das refeições.

Imagem do aminoácio BCAA

O uso de bcaas entre as refeições vai evitar ao máximo a quebra de massa muscular, o aumento de aminoácidos na corrente sanguínea vai fazer com que o corpo fique em estado anabólico durante o dia todo.

3 – Use Vitamina C após o treino.

Após uma sessão de treino pesado, o corpo ativa diversos mecanismos de defesa e sobrevivência, um deles é a liberação do cortisol que é um hormônio catabólico, que faz com que a massa muscular seja convertida em energia para suprir as necessidades básicas do corpo. O uso da vitamina C pode diminuir a ação do cortisol, ajudando a preservar massa muscular.

4 – Use Proteínas Lentas com Gorduras Boas Antes de Dormir

Imagem de queijo cottage

O uso de proteínas lentas em conjunto a gorduras boas(ácidos graxos), vai fazer com que seu corpo se mantenha abastecido durante a noite toda. Essa mistura permite um esvaziamento gástrico extremamente lento durante a noite, fazendo com que seu corpo fique recebendo aminoácidos na corrente sanguínea lentamente durante todo o período do sono.
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agmjunior

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4 Resultados

  1. Alexandre disse:

    Parabéns, ótima dica sempre nos ajudando a entender nosso corpo melhor

  2. Ruan disse:

    Longo periodo sem comer não causa quebra de tecido muscular! Existe sim catabolismo, mas são das células adiposas para nos fornecer energia durante esse tempo. Células musculares são degradadas normalmente quando precisamos de energia rapidamente, e não temos carboidratos. Logo não precisamos de carbos de alto IG ao acordar.

    • agmjunior disse:

      Tudo bem Ruan mas o catabolismo é uma situação metabólica em que o organismo utiliza suas próprias reservas para repor energia e tecidos desgastados, principalmente durante o exercício. Além de ter uma diminuição da massa magra, a pessoa terá redução de desempenho. Além de ocorrer durante o exercício, o catabolismo também ocorre em situações de estresse devido a alterações do hormônio cortisol, que realiza diversas funções no corpo, como ações anti-inflamatórias e respostas imunes. O jejum é um exemplo dessas situações. Por isso a sugestão de um carbo de alto IG ao acordar.

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