5 alimentos que contêm açucar e a gente nem imagina

Ai você está naquele momento do cutting mais sinistro, tentando perder aqueles últimos quilinhos extras que faltam, certamente já decidiu cortar de uma vez por todas os alimentos ricos em gorduras e em açúcares e acha que pode comer isso porque não tem problema, que engano. Neste artigo veja 5 alimentos que contêm açucar e a gente nem imagina.

Durante os processos citados acima ou em períodos de emagrecimento, muitas pessoas acabam esquecendo de que alguns alimentos contêm açúcar escondido em suas fórmulas. Ou seja, não são apenas os alimentos doces que possuem açúcar e, por isso, é preciso aprender a ler o rótulo dos produtos antes de comprar. Mas não é apenas quem está em dieta que deve tomar cuidado com o açúcar dos alimentos, quem sofre com diabetes precisa de ainda mais atenção.

Para te ajudar nessa tarefa, listamos 05 alimentos que possuem açúcar e que você, talvez, nem imagine.

 1. Ketchup

Imagem de tubos de ketchup

Ele serve para dar mais sabor aos hambúrgueres, pastel, cachorro quente e, há quem use também na pizza. Apesar de consumirmos desde crianças, esse alimento ultra processado é rico em açúcar, cerca de 23g de açúcar para cada 100g de ketchup. Além disso, ele é também rico em sódio e não indicado para nenhum tipo de dieta.

O ideal é cortar esse alimento da lista e optar por molhos caseiros e mais saudáveis. Essa tarefa não será tão complicada, afinal, quem está de dieta não vai comer hambúrguer e outras junk foods, e, portanto, não vai precisar do ketchup.

2. Pães e massas

Os pães franceses ou mesmo os pães de forma, além das massas de pizza e macarrão, são ricos em açúcares e altamente calóricos. Você pode consumir as massas, mas deve ficar atento a quantidade. O problema é sempre o exagero e são poucos os alimentos que devem ser cortados por completo do cardápio.

Uma dica que vale ouro para quem está em busca de um corpo mais sequinho, é investir em pães, e massas de forma geral, integrais. As fibras ajudam e muito no funcionamento do intestino, além de conter muitas vitaminas e minerais importantes para a saúde.

3. Iogurte

Incluso em muitas dietas, os iogurtes são ótimas fontes de vitaminas e cálcio e auxiliam na digestão de alimentos e na absorção de nutrientes pelo organismo. No entanto, algumas versões de iogurtes encontrados nos mercados possuem altos índices de açúcar.

A dica e sempre ler o rótulo antes de comprar. Mesmo as versões naturais de desnatadas de algumas marcas podem conter açúcar.

4. Barrinhas de cereias

Imagem de barras de cereal

As barrinhas práticas e saborosas, que prometem matar a fome sem nos tirar da dieta, é muito escolhida e utilizada pela galera do mundo fitness. No entanto, ela esconde uma grande quantidade de açúcar e sua fórmula e pode não ser assim tão saudável quanto dizem. São 38g de açúcar em uma barrinha de apenas 100g.

Se você tem uma vida muito corrida e não consegue abrir mão das barrinhas, busque pelas opções light, evite as que possuam chocolate e dê preferência para as que possuem mais de 2g de fibras. Para isso, é importante ler sempre as embalagens. Outra dica é tentar fazer suas próprias barrinhas. Na internet há centenas de receitas e você também pode perguntar ao seu nutricionista, assim, irá consumir algo de acordo com seu objetivo, seja emagrecer ou apenas manter o peso.

 5. Caldo de carne e galinha

Um tempero prático para dar mais sabor aos alimentos, os caldos (tanto de carne quanto de galinha) são alimentos ultra processados e, além de conter açúcar escondido em sua fórmula, são ricos em gorduras e sal. Por isso, o melhor sempre é evitar essa opção.

Prefira temperar os alimentos com ervas naturais, como salsinha, orégano, manjericão e etc. Além de não conterem qualquer tipo de conservante, esses alimentos fazem bem à saúde.

Cuidado com alimentos processados

Além desse que citamos acima, há centenas de outros alimentos que são ricos em açúcar e que não são, necessariamente, doces. No geral, são produtos processados e ultra processados, ou seja, que passam por um processo industrial intenso. Por isso, sempre prefira incluir em suas dietas alimentos naturais e deixe de lado os industrializados ou fique muito atento às informações nutricionais contidas nas embalagens.

Outros alimentos que contem açúcar são: salgadinhos, patês, amendoim japonês, ervilha em conserva, milho em conserva, comidas congeladas (lasanha, frango temperado, camarão empanado, tortas e etc.), macarrão instantâneo, maionese, molhos para saladas e molho shoyu.

Se você está começando uma dieta, seja para emagrecer, ganhar massa magra ou, simplesmente, manter o peso, não deixe de consultar um médico nutrólogo ou nutricionista e aproveite para tirar todas as suas dúvidas referentes a alimentação e nunca caia em na falsa esperança de dietas malucas, que prometem emagrecimento rápido e milagroso. Lembre-se que para ter uma vida saudável e um corpo bonito é preciso ter uma boa alimentação e praticar atividades físicas regulares.

Fonte www.madrugaosuplementos.com.br

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agmjunior

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