6 erros que estão sabotando teus ganhos

Todos sabemos que no fisiculturismo, os detalhes são cruciais para o resultado final, no entanto, não é sobre isso que vou falar neste artigo. Estes erros que vou listar, são erros grandes e graves, que devem ser corrigidos e que podem estar a comprometer as tuas metas no esporte.

NÃO TENS OBJETIVOS CONCRETOS

Na minha opinião esta é uma das razões que mais contribui para fracos resultados, eu próprio fui vítima. Não importa se quer perder ou ganhar peso, ter um objetivo fixo é vital para obter resultados. Estar constantemente mudando de idéia não só prejudica o teu progresso, como também acaba por ficar estagnado.

Para ganho de massa muscular, entende-se que, para quem pratica musculação, necessita de 2,5 a 3,0 gramas de proteína por quilo de peso corporal, mais carboidratos e gorduras necessários.

Por outro lado, se pretende perder peso, precisa queimar mais calorias do que ingere.

É normal ganhar peso e perder alguma definição muscular. Para evitar essa perda, escolha bem a qualidade dos carboidratos, gorduras e proteínas. Tente comer sempre o mais limpo possível e evitar alimentos processados.

ENFATIZAR DEMASIADAMENTE A PROTEÍNA 

Não é nenhum segredo que a proteína é essencial para a construção de músculos . Este macronutriente fornece a matéria prima que pode ser utilizado para o crescimento muscular. Mas, e os carboidratos e gorduras? O problema é quando a nutrição gira 100% em torno da proteína e deixa de lado os outros macronutrientes.

Deve ser lembrado que os carboidratos são o macronutriente que o corpo usa como combustível durante o exercício. Portanto estes são vitais para a ajuda na síntese de proteína em tecido muscular.

Imagem de proteínas

TREINAR COM O EGO

Este é o maior erro que alguém pode fazer numa academia. Por “treinar com o ego”, quero dizer, utilizar demasiado peso sacrificando a tua postura / biomecânica do exercício. A única coisa que vai alcançar desta forma é uma lesão e atrasar o teu progresso.

O músculo não entende a diferença entre levantar 5 quilos ou 100 quilos, o que ele reconhece é o tempo sob tensão. Quanto mais tempo o músculo estiver sob tensão, melhores os resultados.

Não te preocupe em preencher a barra de pesos ou utilizar o halter mais pesado, mas foque na postura e tensão muscular durante o exercício.

NÃO DORMIR O SUFICIENTE 

Para os teus músculos desenvolverem e crescerem precisa dormir. Se pensa que os músculos crescem quando está na academia, lamento, mas está errado.

O treino de hipertrofia provoca lesões microscópicas que ajudam a formar novos tecidos e fibras musculares, o que significa que existem mais fibras para recuperar. Ou seja, durante o tempo na academia está “destruindo” o músculo por micro rupturas.

Com bastante descanso e alimentação adequada (alta em proteína e carboidratos) os músculos são reconstruídos lentamente durante os dias seguintes.

Caso não durma pelo menos oito horas, o teu corpo não terá tempo suficiente para se recuperar e construir novo tecido muscular.

O CAOS NOS FINS DE SEMANA

Muitos de vocês acreditam que ir cinco vezes por semana a academia é mais do que suficiente para alcançar os resultados que pretendem. Vocês têm que perceber que o trabalho mais difícil é quando está fora dela. Este é um esporte de 24 horas sobre 24 horas.

Este é o cenário típico de quem não leva a sério os resultados: quando o fim de semana chega, a dieta não importa, descansar muito menos e nem se pensa nas substâncias que se toma. Acreditem em mim, esquecer o teu regime de treino e plano alimentar durante o fim de semana, vai te afastar mais e mais dos teus objectivos e metas. Todo o esforço será em vão, por uma noite que esquecer que este esporte é de 24 horas e não de hora e meia.

Não estou dizendo que não devem sair ou divertirem-se. O que eu que me refiro é ao auto-controle e saber o que  realmente quer. Uma bebida não te vai fazer muito mal,  mas se a esta bebida se juntar a mais outras tantas e o cenário for repetido todos os fins de semana, pode dizer adeus a qualquer resultado.

O álcool é tratado como uma toxina, um veneno, pelo corpo humano. Portanto, quando ingere álcool, o teu corpo vai reunir todos os esforços para ejetá-lo o mais rapidamente. Isso faz com que os processos importantes, tais como a digestão de nutrientes e síntese de proteínas sejam atrasados ou que não sejam realizadas na íntegra.

DEPENDER DOS SUPLEMENTOS

Todos os dias sou abordado com esta pergunta: “O que está tomando???”. Desde o início, há um erro na correta ordem das perguntas. Eu não os culpo,  mas ultimamente tenho visto como as pessoas condicionam os resultados de acordo com os suplementos que tomam. Quando começa a substituir tuas refeições sólidas por suplementos, está cometendo um erro grave e básico. Suplementos são para complementar e não substituir.

Se usar suplementos sem uma boa dieta e treino, asseguro-te que só está a perder dinheiro em troca de resultados nulos.

Imagem de whey protein

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agmjunior

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2 Resultados

  1. Antonio Marielton disse:

    Muito boa suas dicas valeu pelos post

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