7 práticas para o sucesso na musculação

Se o seu objetivo for ganhar massa muscular e perder gordura, ao conseguir isso, se considere um vencedor. Se for ver TV enquanto fica conversando… Neste artigo, vamos focar no primeiro objetivo, aquele que procura resultados. Aqui então os sete hábitos para conseguir progredir na academia, seja qual for o teu objetivo.

1# Consistência (diária)

Este é o hábito mais importante, e que se aplica a todos os outros, fazendo com que eles funcionem. É através da consistência que você conseguirá atingir resultados, ou não. Se for consistente nas idas à academia, na tua alimentação e no teu descanso, vai ter bons resultados. Se for consistente em faltar ao treino, ignorar o teu plano alimentar e as tuas importantes horas de descanso, também vai ter resultados, mas talvez não sejam os que procura.

“Somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito.”

O Aristóteles já sabia disto nos anos 300 AC, e com certeza que se entrasse em uma academia hoje, teria melhores resultados do que a maioria dos seus frequentadores das academias com esta sua filosofia. Seja consistente.

2# Treino (de qualidade)

Óbvio, não? Seja qual for o teu objetivo, você precisa treinar. Precisa de um bom plano de treino, elaborado de acordo com os teus objetivos, estilo de vida e fisiologia. Um bom plano de treino mal executado, não te vai levar a lugar algum. Já um plano de treino mediano, mas executado de forma excelente, vai dar resultados. Precisa te esforçar na academia e progredir.

Fazer uma série e passar 5 minutos conversando, seguido de mais uma série e 5 minutos de conversa no Whatsapp, não te vai dar a intensidade que precisa. Leve o treino a sério para ter resultados sérios.

Homem musculoso treinando braços

3# Alimentação (eficaz)

Se quer ganhar massa muscular, precisa de uma dieta hipercalórica e rica em proteínas. Se quer perder gordura, precisa queimar mais calorias do que aquelas que ingere, e também de proteínas de alto valor biológico para não perder massa muscular. Se não presta atenção na dieta, e come o que tiver pela frente, dificilmente vai ter sucesso na academia.

Além disso, é importante não só ter uma boa dieta, mas uma dieta sua. O que é que isto significa? Seguir a dieta do teu parceiro de treino não vai te servir muito se não encaixar nos teus objetivos, nem nas suas necessidades individuais. Além disso, deve utilizar alimentos que te agradem minimamente para conseguir ser consistente.

Prato de peito de frango com salada

4# Descanso (é fundamental)

O descanso é dormir pelo menos 7 horas todos os dias (o ideal são 8 horas). Mas não é só. Também é importante ter dias de descanso, em que não treine e possa se recuperar totalmente. Os músculos crescem durante o descanso, mas não são apenas os músculos que se beneficiam do descanso. O sistema nervoso central também precisa de descanso, e recuperação, e se você estiver mentalmente exausto, não vai ter grande rendimento físico. Isso sem falar no impacto hormonal negativo que a fata do descanso traz.

5# Objetivo (concreto)

Você precisas de pelo menos um objetivo para ir à academia. Se não tem nenhum objetivo, o que é que você vai fazer lá? Seja melhorar a tua aparência, a tua saúde, ganhar força ou competir. Qualquer objetivo é válido desde que tenha importância para você, e é isso que vai fazer com que vá treinar semana após semana, mês após mês. Quanto mais preciso for no teu objetivo, melhor. Qual é o teu objetivo?

6# Dedicação (real)

Um pouco como a consistência, mas não completamente. Enquanto que a consistência é não falhar treinos ou refeições, a dedicação é por exemplo tirar o máximo de cada treino. É priorizar o treino em relação a outras atividades menos importantes, o que te vai levar a tomar decisões em prol do teu objetivo no ginásio. Significa fazer o que importa primeiro, e deixar para depois o menos importante.

É ter refeições já preparadas e prontas para comer, acordar mais cedo para ir treinar porque é a única hora que consegue ir, ou ir dormir às 23h em vez de ficar madrugando na internet quando tem que acordar às 06.00. Se transformar o teu corpo é a sua segunda ou terceira prioridade (provavelmente a primeira é o trabalho), deve tratá-la como tal. São os pequenos detalhes, que acumulados, fazem uma grande diferença.

7# Pessoas (certas)

Por fim, pessoas. É importante estar rodeado das pessoas certas. Pessoas com quem possa aprender, pessoas que já fizeram o percurso que você está a percorrer, pessoas com o mesmo objetivo (e dedicação) que você. Pessoas que te possam ajudar e saibam mais que você. Para evoluir, em qualquer área, precisa de aprender, portanto, se cerque de pessoas que possam te ensinar. Feito isso, tire dúvidas e peça conselhos, converse com eles para te ajudarem em determinado exercício. Isto vai acelerar de forma significativa o teu progresso e é provavelmente um dos métodos mais negligenciados.

Além disso, um parceiro de treino com o mesmo objetivo e ambição que você, mesmo que não tenha muito mais experiência, é um excelente aliado.

Homem executando o mergulho na banco para tríceps

Conclusão (final)

Não são hábitos revolucionários, secretos ou impressionantes, mas são hábitos eficazes, e que são poucas as pessoas que os colocam todos em prática. São hábitos que funcionam. Consegue progredir sem estar rodeado das pessoas certas? Sim. Da mesma forma que consegue progredir  dormindo apenas cinco horas por noite ou errando dois treinos por semana. A diferença é que será um progresso mais lento do que aquele que poderia ter. Se quer ter o melhor e mais rápido progresso possível na academia, siga os sete hábitos desta lista, e estarás no caminho certo para atingir o teu objetivo, seja ele qual for.

Gostou do Post ? Ele lhe foi útil ? Deixe seu comentário, sugestão ou crítica, compartilhe com os amigos. Um grande abraço e até o próximo.

agmjunior

Adicione aqui suas Informações biográficas

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. willian dias da Silva Conceição disse:

    Queria seria para ganhos masa definindo ganho peitorais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *