A whey é mais eficiente quando ingerida no pré do que no pós treino

Se beber um pequeno shake de whey antes de realizar o seu treino de musculação, irá desenvolver mais massa muscular do que se ingerir o shake após a sessão de treino.Vamos ver o motivo neste artigo.

Cientistas de desporto da Universidade de Birmingham encontraram indicações do efeito superior dos shakes pré-treino quando realizaram experiências com 17 voluntários com cerca de 20 anos.

Os investigadores administraram 20 gramas de whey aos voluntários. Os oito voluntários do grupo pré-treino, beberam o seu shake imediatamente antes de fazerem o seu treino na máquina de extensão de pernas, Realizaram 10 séries de 8 repetições a 80% do peso com que podiam realizar apenas uma repetição máxima.

Os restantes 9 indivíduos no grupo do shake pós-treino beberam o seu 60 minutos após o treino.

Os investigadores usaram cateteres para medir a quantidade do aminoácido fenilalanina que os músculos das pernas dos voluntários absorveram. Durante as primeiras quatro horas, não houve diferenças [figura abaixo], mas a partir da quinta hora, já se verificaram diferenças [segunda figura abaixo].

Gráfico da pesquisa

Em estudos anteriores, os investigadores forneceram aos voluntários aminoácidos livres antes e depois das sessões de treino de pernas. Esses estudos mostraram que, quando se toma aminoácidos após uma sessão de musculação, os músculos se beneficiam mais deles se esperar 60 minutos após o final do treino que se tomar os aminoácidos imediatamente após o treino. É por isso que desta vez os voluntários não ingeriram o seu shake de whey imediatamente após o término do treino, esperando 60 minutos.Num estudo anterior, os britânicos forneceram aos seus voluntários um shake que continha 35 gramas de açúcar e 6 gramas de aminoácidos livres. Numa ocasião, 6 indivíduos beberam o seu shake imediatamente antes de treinarem as pernas e,  em outra ocasião, imediatamente após o treino.

A figura abaixo demonstra que os músculos absorveram mais fenilalanina quando os indivíduos beberam o shake imediatamente antes da sessão de treino.

Gráfico da pesquisa

Se formos pelo que dizem os estudos mais recentes, os investigadores esperavam ver um efeito mais claro do shake whey pré-treino. Suspeitavam que tinham subestimado o tempo que o corpo necessita para absorver os aminoácidos da whey. E afirmaram…“É possível que, consumir proteína  em outros pontos de tempo antes do exercício, ex. 30, 45, ou 60 minutos, pudesse ter originado níveis de aminoácidos mais elevados e uma entrega maior”.

E já agora, não tem nada de mal ingerir um shake de whey após o treino, mas se beber um, uma hora antes da sessão de treino, será um pouco mais eficiente para os seus objetivos. E será ainda mais eficiente, se beber um shake uma hora antes de começar a treinar e outro após o treino.

As referências para a pesquisa do artigo estão nos links abaixo, bons treinos a todos.
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agmjunior

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