Açaí ajuda a desenvolver massa muscular?

Você provavelmente já ouviu falar que açaí ajuda a desenvolver massa, que é uma ótima fonte de energia, ou que é um alimento completo. Isso ocorre porque sua “descoberta” comercial de larga escala foi realmente grandiosa, e uma série de propagandas começaram a surgir sobre  a fruta.

 

Enquanto, no Brasil, muitas pessoas diziam que o açaí ajuda a desenvolver massa corporal de todos os tipos, nos EUA e na Europa, a propaganda sobre as ações mágicas do açaí diziam que a fruta era capaz de emagrecer quase instantaneamente.

Descubra aqui se o açaí ajuda a desenvolver massa corporal, se realmente é um alimento completo, e se as tantas outras atribuições que são dadas à fruta da Amazônia são reais ou não:

O açaí é uma escolha saudável?

Não há dúvidas de que, em uma série de aspectos específicos, o açaí promove alguns benefícios para a saúde. Na área médica, dezenas de artigos científicos já atestam seus efeitos na promoção de uma alimentação mais saudável e rica.

Do ponto de vista nutritivo, há dois grandes pontos que tornam o açaí tão aclamado, que não são necessariamente relacionados ao peso de quem o consome.

Antioxidantes

Em primeiro lugar, destacam-se os efeitos antioxidantes que já são comprovados em sua ingestão. Os antioxidantes combatem moléculas e corpos dentro do organismo e que podem ser nocivos para ele. Isto significa que o açaí fortalece o sistema imunológico, e previne uma série de possíveis problemas de saúde.

Estudos dizem que os antioxidantes encontram-se na pigmentação que dá a tonalidade roxo-escura para a fruta, que é o mesmo local onde diversas outras frutas de coloração escura armazenam seus antioxidantes.

O nome do composto presente neste nutriente é antocianina, um tipo de componente presente em plantas que é extremamente rico em seu efeito antioxidante. Frutas que possuem este componente geralmente apresentam colorações roxas, azuis ou vermelhas bastante profundas.

Anti-inflamatório

Além disso, destacam-se as propriedades anti-inflamatórias do açaí, que é um benefício bastante específico da fruta para a saúde humana. Ao auxiliar no combate a inflamações, a fruta previne uma série de outras doenças que podem ser decorrentes deste efeito – incluindo, até mesmo, doenças coronárias.

Alguns estudos médicos indicam que a atuação do açaí em relação às inflamações possui um resultado bastante parecido ao de anti-inflamatórios, vendidos em farmácias, com a vantagem adicional de ser um produto totalmente natural.

Afinal, o açaí ajuda a desenvolver massa corporal?

Tijela de açai

Curiosamente, se você procurar pelo nome do açaí em sites e publicações especializadas em nutrição, é provável que você encontre algum artigo perguntando se a fruta ajuda ou não a emagrecer.

Na prática, não há resultados científicos que comprovem que o açaí seja um agente facilitador ou auxiliador para emagrecer, ao mesmo tempo que é difícil determinar se o açaí ajuda a desenvolver massa adicional de qualquer tipo – seja ela magra ou não.

Na verdade, o açaí é razoavelmente calórico – neste sentido, seria possível dizer que ele contribui tanto no ganho de massa, quanto qualquer outro alimento que possui o mesmo nível de caloria por gramas.

No entanto, atribuir o ganho de peso à fruta seria bastante injusto com este produto, o que torna a afirmação pouco precisa, e sem fundamentações científicas sérias.

Vale a pena ter açaí como parte dieta?

Embora não seja um produto milagroso nem para quem quer ganhar peso, nem para quem quer perdê-lo, o açaí é uma boa fruta para praticamente qualquer dieta.

Frutas com as pigmentações escuras, ricas em antocianinas, são bastante importantes para a manutenção de um sistema imunológico saudável, o que torna o açaí uma ótima opção para ser incluída no café da manhã, nas sobremesas ou lanches fora de hora.

Gostou do Post ? Ele lhe foi útil ? Deixe seu comentário, sugestão ou crítica, compartilhe com os amigos. Um grande abraço e até o próximo.

agmjunior

Adicione aqui suas Informações biográficas

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *