Batata doce – o alimento do maromba

A batata doce é um dos alimentos fonte de carboidratos preferidos pelos praticantes de musculação, sendo de extrema importância para a fase de pré-treino. O sucesso da batata doce deve-se em grande parte ao seu índice glicêmico, que é considerado baixo comparativamente com alimentos como o arroz ou o pão. Isto faz com que se torne ideal para atletas de alta performance.

Além do seu favorável índice glicémico, a batata doce contém um alto teor de vitamina A, B e sais minerais como cálcio, ferro, potássio e fósforo.

Batata doce contêm nutrientes antioxidantes

A batata doce contém uma maior proporção de beta-carotenos do que as verduras, cuja biodisponibilidade é notória. Isto faz com que a batata doce tenha propriedades antioxidantes de grande relevo.

Um estudo recente demonstrou que, ao passarem pelo aparelho digestivo, a cianidina e a peonidina contidas na batata doce têm capacidade de reduzir o risco de saúde causado por radicais oxigénios.

Valores nutricionais da batata doce

Benefícios anti-inflamatórios e para os níveis de açúcar no sangue

Em estudos com animais, foi verificada reduzida inflamação nos tecidos cerebrais e nos nervos corporais após o consumo de batata doce. A batata doce tem também propriedades que melhoram a regulação dos níveis de açúcar no sangue, mesmo em pessoas com diabetes do nível 2.

Investigação recente demonstrou que extratos de batata doce podem aumentar significativamente os níveis de adiponectina no sangue em pessoas com a referida condição de saúde. A adiponectina é um hormônio protéico produzido pelas células, que tem como função regular o metabolismo da insulina. Pessoas com problemas nesta regulação orgânica tendem a ter baixos níveis de adiponectina.

Batata doce e musculação

Uma das fontes de carboidrato favoritas dos esportistas, a batata doce pode ser utilizada tanto por quem está à procura de hipertrofia muscular como por aqueles que querem apenas um corpo definido e com baixas taxas de gordura.

Isso porque a raiz de gosto adocicado é fonte de carboidratos complexos, ou seja, aqueles que possuem digestão mais lenta e garantem energia de maneira prolongada para os músculos.

Frango com batata doce – combinação perfeita

A combinação favorita de muita gente na academia tem muita lógica: enquanto a batata doce fornece energia para os exercícios, o frango garante aminoácidos de alto valor biológico que irão participar do longo processo de recuperação muscular.

Benefícios da bata doce

E tudo isso com um teor baixíssimo de gordura, o que pode ajudar a ganhar massa magra e diminuir a gordurinha abdominal.

E por que consumir o frango ao mesmo tempo em que a batata, e não os dois de maneira isolada? Primeiro, porque consumir um carboidrato sozinho pode provocar uma maior liberação de insulina e facilitar o acúmulo de gordura.

E segundo, porque os aminoácidos liberados pela digestão das proteínas precisam de glicose para poderem ser absorvidos pelos músculos. E como acabamos de ver, a batata doce é riquíssima em carboidratos que são degradados em glicose e contribuem para o envio de mais nutrientes para as fibras musculares.

Shake de batata doce com whey

Você já sabe que o frango com batata doce é uma boa refeição para ser consumida algum tempo antes ou depois do treino, uma vez que o frango contém um aminograma completo e também é fácil de preparar. Isso não significa no entanto que a carne de ave deve ser a única opção para combinar com a batata doce e musculação para ganhar massa muscular.

Experimente consumir a batata cozida em um shake com whey, gelo e um pouco de água. Além de altamente anabólica, a mistura ainda é saborosa e fácil de fazer. Basta cozinhar uma batata doce no micro-ondas, descascar e bater no liquidificador com 2 scoops de whey, água e gelo a gosto.

Você pode utilizar o shake acima 30-45 minutos antes do treino ou entre as principais refeições para evitar o catabolismo.

Homem bebendo suplementos

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