Clara de ovo pasteurizada: benefícios e usos

Para todos os adeptos de atividades físicas, atletas e dietas, uma ótima opção para reconstrução muscular e aumento de massa é a clara de ovo pasteurizada. A clara de ovo contém uma proteína chamada albumina, que é rica em aminoácidos e possui alto valor biológico. Ajudando também a promover uma saciedade mais prolongada.

Ingerir a clara de ovo todos os dias como fonte de proteína, deve-se ter muito cuidado com o risco de contaminação pela Salmonela. Essa doença pode causar diversos tipos de infecções graves, por esse motivo as claras de ovo pasteurizada ou não, devem ser cozidas a pelo menos 70° para eliminar a bactéria. Sendo assim, busque comprar esses alimentos sempre em lugares confiáveis.

Entenda o que é a clara de ovo pasteurizada, seus principais benefícios e de que maneiras o consumo desta substância pode elevar os ganhos potenciais que já são tão bem conhecidos nos meios esportivos:

O que é clara de ovo pasteurizada?

O produto foi desenvolvido por um processo que separa as claras da gema do ovo da galinha, de forma mecânica. Depois passa por outro processo que é a pasteurização, um tratamento térmico onde as claras ficam a 72° durante um tempo, eliminando os microrganismos que prejudicam o organismo. O processo todo garante 100% da higiene da fabricação do produto.

Benefícios da clara de ovo pasteurizada

Um dos principais benefícios da pasteurização é de saber o alimento estará seguro e livre de qualquer tipo de bactéria prejudicial à saúde, principalmente se compararmos ao ovo normal. O cheiro desagradável de ovo também some depois do processo de pasteurização, devido a alta temperatura. Então mesmo para quem gosta de consumir o ovo cru, não há a presença daquele cheiro específico.

Dentro do processo todo os ovos são todos selecionados e para quem quer consumir apenas claras, você evita o desperdício das gemas. Cada embalagem vem sempre com a mesma quantidade, isso facilita o uso em várias receitas, e preste sempre atenção na data de validade, que é maior do que os ovos naturais. Sem contar que se ganha tempo em não ter que separar as claras da gema.

Clara de ovo pasteurizada resfriada

Melhor horário para consumir a clara de ovo

A clara de ovo pasteurizada pode ser consumida em qualquer horário, e para quem treina, pode ingerir após o treino também. Para quem pratica atividades físicas, é indicado consumir o produto antes de dormir. Isso ajuda o organismo durante o processo de catabolismo, que é quando o se faz a degeneração do tecido muscular depois da fadiga pelo exercício. Também ajuda no anabolismo o processo de construção de tecido muscular, que é feito durante as 8 horas de sono.

Melhor consumir crua ou cozida?

Existe uma parte dos atletas que acredita que o consumo da clara de ovo pasteurizada crua é mais eficaz, devido ao fato de o cozimento alterar algumas das propriedades do ovo, como as proteínas. Mas segundo alguns estudos, as claras cruas quando ingeridas garantem apenas de 35 a 50% de absorção do organismo, enquanto que se cozidas aumentam a absorção para 90 e 95%.

Para aumentar ainda mais a quantidade de proteínas na sua alimentação, ainda há a opção de ingerir a clara de ovo pasteurizada junto a vitaminas e sucos. Misturadas a outras proteínas sem estar na forma cozida ou crua, se garante uma absorção ainda maior.

Gostou do Post ? Ele lhe foi útil ? Deixe seu comentário, sugestão ou crítica, compartilhe com os amigos. Um grande abraço e até o próximo.

agmjunior

Adicione aqui suas Informações biográficas

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *