COMENDO PARA ADQUIRIR MÚSCULOS

Para adentrar o mundo do fisiculturismo, é preciso ter algumas noções básicas de nutrição. Há três elementos nutritivos fundamentais: proteínas, carboidratos e gorduras. A proteína é o que há de mais importante para o culturista, pois estimula o crescimento, mantém e recupera os tecidos musculares. A quantidade ideal de proteína é 1 g para cada kg de peso corporal, já o culturista precisa de 2 g de proteína para cada kg de peso corporal.

PROTEÍNAS:  O melhor tipo de proteína é a animal; peixe, carne, ovos e laticínios. As proteínas  provenientes de vegetais, como feijão, arroz, milho, ervilha e nozes, para se tornarem ricas, devem ser ingeridas juntamente com proteína animal.

Imagem de carne vermelha magra

CARBOIDRATOS: Aumentam o nível de açúcar no sangue e fornecem energia aos músculos.

GORDURAS: São essenciais numa boa alimentação, pois aquecem o organismo e lubrificam as partes do corpo, além de assimilar vitamina A, D e E. Você não deve esquecer-se das vitaminas e minerais, quer através dos alimentos, quer através de suplementos.

VITAMINA A: Fundamental para uma boa visão, textura de pele e para a manutenção das paredes delicadas do nariz e garganta. Fontes: ovos, fígado, leite, cenoura e espinafre.

VITAMINA B: Complexo B ( 12 vitaminas, dentre as quais niacina, riboflavina e tiamina), mantém o sistema nervoso e o funcionamento do aparelho digestivo. Fontes: ovos, grãos, verduras, peixes, frutas e leite.

Foto de um copo de achocolatado

VITAMINA C: Ajuda na produção de tecidos conectivos, fortalecendo o sistema vascular e ósseo. Fontes: Cítricas, tomates e verduras.

VITAMINA D: Fortifica os dentes e os ossos. Fonte: leite, peixe, gema de ovo, fígado de galinha e sol.

VITAMINA E: Contribui para o funcionamento dos aparelhos circulatório, respiratório e reprodutivo. Fontes: germe de trigo, óleos vegetais, ovos e verdura.

Os alimentos que fornecem alguns minerais como cálcio, magnésio, fósforo, ferro, iodo, potássio, sódio, zinco, manganês, são os seguintes:

1 – leite e derivados.

2 – peixe, carne e ovos.

3 – frutas e verduras

4 – pães, cereais e gorduras

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agmjunior

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