Comer e Beber Líquidos ao Mesmo Tempo Engorda?

Com certeza, você já ouviu a sugestão de não ingerir líquidos durante uma refeição. Dizem que isso aumenta o estômago e engorda. Será? Vamos tirar esta dúvida neste artigo.

Vamos aos fatos, então.

O primeiro aspecto a ser levado em consideração é o tipo de bebida. Refrigerante? Bebidas alcoólicas? Suco com açúcar? Fazem engordar sim, pois são calóricos. Água de coco e refrigerante e suco light têm poucas calorias, assim praticamente não engordam. Isso sem falar, é claro, na água, que não engorda nada.

Quantidade é o segundo fator. Se você beber muito, e isso for uma rotina, o estômago ficará dilatado. Com a dilatação, o estômago fica maior e, consequentemente, precisa de uma maior quantidade de alimentos para ficar cheio e enviar ao cérebro a mensagem de que está satisfeito. Então, o que faria engordar não seria o líquido em si, mas sim o aumento da ingestão de alimentos secundária à dilatação. Isso, porém, só acontece com muita quantidade de líquidos. Um copo de bebida em cada refeição não traz prejuízo.

E a sensação de estar “estufado” depois de comer e beber ao mesmo tempo? O líquido ingerido dilui o suco gástrico, responsável pela digestão dentro do estômago. Assim, a digestão se torna mais lenta, mantendo o conteúdo da alimentação por mais tempo no estômago. Resultado: você se sente cheio por mais tempo. Uma pequena quantidade de líquido, então, pode até ser benéfica, já que você vai se sentir satisfeito por mais tempo e, assim, demorar mais pra querer fazer o próximo lanchinho.

Em resumo: um copo de bebida com pouca caloria, durante uma refeição, não vai prejudicar sua dieta!

Falando especificamente de mim, eu prefiro não misturar uma refeição sólida com líquidos, mas isso sou eu.

Gostou do post ? Ele lhe foi útil ? Deixe seu comentário, sugestão ou crítica, compartilhe com os amigos. Um grande abraço e até o próximo.

agmjunior

Adicione aqui suas Informações biográficas

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *