Como aumentar a vascularização

Na musculação, a busca por uma maior vascularização (veias mais aparentes) é um objetivo relativamente comum, seja nos antebraços, deltoides, panturrilhas etc. Não se trata apenas de achar bonito ou feio, até porque gosto não se discute e o que é feio para alguns pode ser bonito para outros.

Mas nem tudo se refere a estética, os vasos sanguíneos são responsáveis por levar nutrientes e oxigênio pelo sangue para todos os membros e órgãos do corpo humano, ou seja, uma boa vascularização melhora e muito a resposta e a recuperação de toda musculatura.

Alguns fatores genéticos certamente podem facilitar uma melhor vascularização do indivíduo, mas no geral são esses fatores que vão favorecer a visualização das veias:

– Em primeiro lugar é necessário ter uma pele fina, o que faz da dieta algo fundamental. Você precisa ter um percentual de gordura baixo para que as veias se tornem visíveis, visto que elas estão localizadas basicamente abaixo da pele.
– A retenção hídrica é outro fator que pode dificultar a visualização das veias.
– Como já foi dito acima, a genética também tem grande importância para quem quer ter veias mais aparentes. Algumas pessoas simplesmente não vão desenvolver a vascularização que desejam e precisam se conformar com isso.

Homem com as pernas gigantes

Sabe aquele inchaço comum percebido no final dos treinos que você sempre deseja que nunca acabe, mas ele vai embora pelo ralo rapidamente? Nada mais é do que o “pump”, nome dado ao maior carregamento de sangue nos músculos, ou “recrutamento vascular muscular periférico localizado”, causado pelo treinamento. Com a contração muscular a pressão sanguínea naquele músculo aumenta, causando dilatação das veias e criação de novos vasos para conseguir entregar nutrientes e oxigênio para cada região do músculo. Quanto melhor for a sua vascularização mais oxigênio e outros nutrientes serão carregados aos músculos, melhorando principalmente a recuperação muscular.

Ahhh, outra coisa, não podemos esquecer que a gordura também é transportada pelo sangue para ser usada como fonte de energia, processo que terá mais eficiência com uma melhor vascularização.

A maturidade muscular é outro ponto a ser considerado nesta questão. Com o tempo as veias naturalmente vão aumentando de tamanho. Quem malha há mais tempo costuma ter veias maiores e mais aparentes.

Treino para Aumentar a Vascularização Muscular

  1. Adicionar exercícios aeróbicos aos treinos: Para obter a necessária diminuição da gordura corporal para a vascularização muscular é recomendável adicionar exercícios aeróbicos à rotina de treinos. Realizados em curtos períodos de alta intensidade, esses exercícios são capazes de queimar gordura mantendo os níveis de massa muscular. Um treino simples e adequado é correr ou pedalar por 30 minutos, de quatro a cinco vezes por semana.
  2. Aumentar as repetições dos treinos de força: Os treinos de força têm sido feitos com cada vez mais peso e menos repetições. Essa fórmula é eficaz para estimular a hipertrofia, mas não para aumentar a vascularização muscular. A vascularização muscular é estimulada por longas séries de repetições que aumentam o fluxo sanguínio localizado. Recomenda-se, por isso, realizar séries de 20 a 50 repetições.

Dica: Procure combinar o treino aeróbico ao treino de força. A atividade aeróbica deve ser realizada antes do treino de força, de modo que os vasos sanguíneos já estejam dilatados quando o treino de força começar, de modo a intensificar o aproveitamento da pressão que será exercida sobre as veias.

Braços do fisiculturista Lee Priest

Suplementos para Aumentar a Vascularização Muscular

Os suplementos recomendados para aumentar a vascularização muscular são os vasodilatadores. Em geral esses suplementos contêm Óxido Nítrico ou Arginina, que estimula a produção de Óxido Nítrico pelo corpo. O Óxido Nítrico é capaz de estimular a dilatação dos vasos sanguíneos, de modo que facilita o alargamento das veias.

Esse tipo de suplemento é consumido, em geral, antes do treino. Seu efeito está diretamente relacionado à vascularização muscular, mas não é de se esperar milagres. O fundamental é adaptar o treino e a alimentação para atingir o objetivo.

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agmjunior

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