Como fazer uma dieta fácil, barata e saudável

O dinheiro pode ser sempre um problema que nos pode impossibilitar de seguir uma determina dieta. E por esta razão é muito importante entendermos aquilo que o nosso corpo precisa, e escolher as melhores fontes de macronutrientes para as nossas necessidades  com o melhor preço. Neste artigo, vamos procurar seguir uma dieta fácil e barata.

O macronutriente “crítico” em termos de preco é sem margem de dúvidas a proteína. É o macronutriente mais caro, e é esse que vai ditar o cumprimento ou não da dieta em caso de falta de dinheiro.

Necessidade de proteína diária

Sem dúvida que existem várias opiniões acerca da quantidade de proteína necessária, e que essa mesma quantidade depende de fatores como a idade, o sexo e o tipo de exercício praticado.

No entanto há valores que são aceitos na literatura esportiva, veja quais são eles.

Doses estimadas:

*Treinos de força: 1.6 a 2g de proteína por kg de peso

*Treinos de endurance: 1.2 a 1.6 g de proteína por kg de peso

Proteína nos alimentos

Prato com uma refeição perfeita

Vamos então agora olhar para a quantidade de proteína que podemos encontrar nos alimentos com melhor preço, e que claro, sejam boas fontes proteicas.

1) peito de frango – 24 g por 100g

2) peito de peru – 24g por 100g

3) atum em lata – 24g por 100g

4) sardinhas em lata – 24g por 100g

5) ovos – 5g de proteína por cada ovo de tamanho médio

6) Ervilhas – 5g por 100g

7) Whey Protein – 70g por 100g

Valor nutricional

Entender cada fonte proteica na nossa alimentação deve ter sempre em conta a natureza dos alimentos no seu todo. Dando alguns exemplos práticos para você entender a questão a que nos referimos:

Os ovos são uma excelente fonte de proteína, no entanto em cada ovo além da proteína, também temos 4/5 g de gordura. Quase toda a sua gordura é saudável,  no entanto em quantidades grandes não é nada benéfica. Ou as ervilhas por exemplo, que além da proteína que nos oferece por cada 100g, ainda nos dá 14g de carboidratos. Caso estejamos controlando a ingestão calórica, é preciso também ter algum cuidado com a quantidade de ervilhas ingerida, ou iremos ingerir também imensas calorias vindas dos carboidratos.

Digestão e absorção

Um outro ponto crítico acerca das escolhas proteicas está relacionada com a absorção e digestão de cada uma.

É importante sabermos escolher a melhor hora para cada fonte proteica. Isto é, a whey protein é de rápida absorção e por isso pode ser usada particularmente logo ao acordar ou no pós treino. Já os ovos por exemplo, são excelentes opções para qualquer refeição durante o dia pois a sua velocidade de absorção é média. Para a noite o ideal são fontes lentas, como a carne ou peixe por exemplo.

Se tivermos atenção a isto, iremos utilizar a proteína de uma forma mais inteligente e eficiente.

Outros alimentos importantes para uma dieta fácil e barata

Chips de batata doce feitos no microondas

O tema acerca da proteína foi um pouco extenso pela simples razão de ser o macronutriente mais caro, e o que realmente pesa nas contas no final de cada mês.

Há outros alimentos que devem ser considerados se quiser poupar ao máximo na tua dieta. Com relação aos carboidratos:

arroz

macarrão

batata-doce (aproveite as promoções)

aveia (compre a granel)

Quanto a fontes de gordura saudáveis, este será o macronutriente mais barato ao fim do mês devido às pequenas quantidades necessárias por dia:

azeite virgem extra

frutos secos variados

As verduras, não há nada melhor que aproveitar as promoções dos sacolôes e feiras, pois você fará excelentes negócios com alface, tomate e muitos outros vegetais e verduras.

Conclusão

Se tiver estas opções na tua dieta e definir corretamente as quantidades que você precisa (caso esteja a comer a mais, apenas está gastando dinheiro desnecessariamente)  acredita que no fim do mês terás uma agradável surpresa na tua conta bancária, pois é possível ter uma dieta fácil  e barata.

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agmjunior

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1 Resultado

  1. Jonas disse:

    Muito bacana 👏👏👏👏👏👏

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