Hábitos alimentares que podem acabar com sua dieta

Muitas vezes, alguns hábitos alimentares que julgamos bons podem acabar com a dieta. Isso acontece por conta de maus hábitos que temos, mas que nem sempre percebemos que são tão ruins assim.

Porém, são exatamente esses que se traduzem em erros capazes de fazer escorrer pelo ralo todos os seus esforços para perder peso e acabar com a dieta e com o sonhado corpo definido.

Produtos diet ou light.

O primeiro hábito alimentar que pode acabar com a sua dieta é a utilização indiscriminada de produtos diet ou light. É comum as pessoas acharem que pelo fato de o produto ser diet, pode ser consumido a qualquer hora e em qualquer quantidade. Isso é um erro grave que leva muitas dietas ao fracasso logo no início.

É preciso ter em mente que muitos desses alimentos, para compensar a falta de açúcar, aumentam o teor de gorduras. Então, o certo é sempre ler atentamente os rótulos desses produtos. Além disso, devem ser evitados produtos alimentícios com gorduras do tipo trans, pois colaboram para o aumento do peso e são muito prejudiciais à saúde.

Exagerar nos sucos.

Bons hábitos alimentares exigem grande quantidade de água no organismo para funcionar adequadamente, e substituir a água por sucos naturais pode acabar com isso. Sucos naturais são muito saudáveis, mas também são calóricos, sendo necessário que o consumo seja moderado por quem quer ou precisa perder peso.

Trocar água por refrigerantes.

Imagem de refrigerantes

Trocar a água por refrigerantes, por exemplo, pode promover o seu ganho de peso, além de diminuir a sua imunidade e ocasionar outros problemas de saúde, como a diabetes. Nunca esqueça que água é a melhor e mais saudável forma de hidratar o organismo, e por isso, pode ser consumida à vontade. Quanto mais, melhor.

O refrigerante é um vilão para quem quer emagrecer, pois deixa a pessoa inchada pela retenção de líquidos. Para não estragar a sua dieta, intercale diariamente sucos naturais com água. Limão ou hortelã podem acrescentar sabores à água, caso você não goste dela na forma natural.

Saladas com muitos molhos.

A salada é essencial na alimentação diária e nós sabemos disso. Mas, tome muito cuidado na hora de temperá-la. Maionese, creme de leite e molhos cheios de calorias vão acabar de vez com a sua dieta. O ideal, então, é temperar a sua salada com azeite extravirgem, vinagre ou óleo de gergelim. Procure evitar o sal, pois este causa retenção de líquidos no organismo.

Carboidratos com moderação.

Imagem de granola

Cortar os carboidratos da alimentação até vai, mas para que seus hábitos alimentares continuem fluindo, você deve somente evitar o excesso, mas jamais, cortar esse grupo inteiro da sua dieta.

Especialistas afirmam que cortar o carboidrato pode promover somente a perda de massa muscular magra (essencial) e não a gordura. Sendo assim, o ideal é substituir o arroz e massas pelos mesmos alimentos, só que integrais, ricos em fibras.

Ficar em jejum ou pular refeições.

Jamais fique muito tempo em jejum nem pule refeições. Isso pode provocar no seu organismo o acúmulo de gordura, ao invés da perda. Isso ocorre pelo fato do nosso corpo ter um estoque de gordura que começará a ser usado após ficar longos períodos sem receber alimentos.

No entanto, quando a pessoa fica em jejum ou começa a pular as refeições, o organismo não tem ideia de quando receberá comida mais uma vez, e começa a economizar seu estoque, provocando, na verdade, o aumento de peso no lugar do emagrecimento.

Procure sempre fazer de cinco a seis refeições por dia, com intervalos de aproximadamente três horas, pois isso vai manter o metabolismo do organismo funcionando mais acelerado, o que irá aumentar a queima de calorias.

Por fim: nunca desanime.

É muito comum com as pessoas que iniciam alguma dieta, que após algum tempo os resultados relativos à perda de peso estacionem. Isso, muitas vezes, é causa de desânimo. Mas essa fase é normal no processo de emagrecimento, portanto, não deixe que isso acabe com sua determinação.

O acompanhamento regular do programa de emagrecimento por um nutricionista (qualquer que seja o programa ou dieta) é de suma importância para o sucesso, pois este profissional da área de nutrição fará os ajustes necessários no cardápio para que a dieta continue sempre apresentando bons resultados, seja para a melhoria da saúde ou mesmo para a estética corporal.

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agmjunior

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