Hipercalórico Caseiro

Aprenda a fazer um hipercalórico caseiro barato, gostoso e eficiente para ter praticidade em certas refeições do dia na rotina corrida. Um dos maiores problemas do ectomorfo é a falta de apetite para comer as grandes quantidades de comida necessária. Continue lendo o artigo e aprenda a fazer.

Por que fazer hipercalórico caseiro ao invés de comprar?

Você sabia que existe maior vantagem em um hipercalórico caseiro do que industrializado?

Vários hipercalóricos vendidos hoje têm péssimo custo x benefício. Diversas marcas usam ingredientes de baixa qualidade (como proteína de trigo e soja) junto com maltodextrina (açúcar), adicionam isso a um pote chamativo e vendem a preços absurdos prometendo milagres.

Por isso leia sempre o rótulo de informação nutricional e a lista de ingredientes de todo suplemento que você compra.

A solução vem do hipercalórico caseiro, que você mesmo faz em casa. Ele tem várias vantagens ao industrializado:

  • Você sabe exatamente quais produtos compõem a receita e inclusive a qualidade de cada um;
  • É mais barato;
  • Possui fibras;
  • Possui gorduras boas, que junto com as proteínas, abaixam o índice glicêmico dos carboidratos;
  • O gosto é bem melhor do que o industrial, visto que você pode adicionar alguns ingredientes ao seu gosto. E sinceramente, alguns hipercalóricos industriais são impossíveis de se tomar.

Receita de Hipercalórico Caseiro

Lembrando que essa receita de hipercalórico caseiro é apenas uma receita, e você poderá acrescentar ou trocar ingredientes de acordo com sua escolha.

Na verdade, esse é o melhor benefício de se fazer o hipercalórico ao invés de comprá-lo pronto.

Rendimento: 1kg

Ingredientes

  • 500g de farinha de aveia
  • 125 gramas de whey protein (ou albumina, isolada de soja, arroz, ervilha…)
  • 125 gramas de farinha de amendoim
  • 125 gramas de maisena (ou maltodextrina ou dextrose)
  • 125 gramas achocolatado (ou cacau em pó)
Imagem de um shake de batata-doce

Substitutos

Você pode substituir o whey protein por outras proteínas em pó do seu gosto como a albumina (clara de ovo em pó) que possui uma absorção lenta, porém causa flatulência. Você também pode usar proteína isolada de soja, proteína de arroz, proteína de ervilha, etc.

Você pode substituir o achocolatado por cacau em pó.

Você pode substituir a farinha de aveia por quinoa ou amaranto.

Você pode a farinha de amendoim por outra oleaginosa torrada e moída como amêndoas, castanha de caju, castanha-do-Pará/Brasil, pistache, nozes-pecã ou avelãs.

Modo de preparo

Pegue uma bacia bem grande e misture todos os ingredientes em pó.

A farinha de amendoim pode ser difícil de encontrar dependendo da região. Caso não encontre, você pode fazer descascando os amendoins e batendo em pequenas porções no liquidificador.

Bata um pouco até triturar, depois coloque um pouco de farinha de aveia no liquidificador, pois isso ajuda o amendoim a não virar pasta. Depois disso, se preferir, passe numa peneira fina.

O amendoim é calórico e fornece muitas gorduras boas e proteínas, abaixando o índice glicêmico do hipercalórico, portanto ele primordial.

Informação nutricional

Informação Nutricional
Por 100 gramas

Porção% Valor Diário*
Calorias 397
Gorduras totais 9.7g15%
Sódio 40.2mg2%
Carboidratos totais 59.5g20%
Fibra alimentar 1.2g5%
Proteínas 20.7g41%

*Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo das suas necessidades energéticas.
Informação Nutricional
Por 1 colher sopa (10 gramas)

Porção% Valor Diário*
Calorias 39.7
Gorduras totais 0.9g1%
Sódio 4mg0%
Carboidratos totais 5.9g2%
Fibra alimentar 0.1g0%
Proteínas 2g4%

*Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo das suas necessidades energéticas.

Dicas

  • O amido de milho (maisena) é um carboidrato em pó que não causa pico de insulina, praticamente idêntico ao Waxy Maize, um carboidrato ideal para ser utilizado em pré-treino.
  • Para melhorar o sabor e acrescentar mais calorias à mistura, tome o seu hipercalórico caseiro com uma fruta (como a banana, que deixa a bebida mais cremosa);
  • Para variar o sabor e aumentar as calorias, experimente bater o hipercalórico com um pouco de canela e mel;
  • Outra maneira de mudar o sabor do hipercalórico caseiro é através da maltodextrina, que é vendida sob diversos sabores, como tangerina, uva, açaí, abacaxi e limão;
  • Se quiser aumentar ainda mais o teor de fibras do seu hipercalórico caseiro, acrescente um pouco de farinha de linhaça, chia, maracujá, banana verde, etc. que estimulam o intestino de maneira natural.

Homem consumindo suplementos

Modo de consumo

Quando for fazer para beber, utilize 300 ml leite vegetal (leite de amendoim, leite de amêndoas, leite de coco, leite de arroz, etc.).

Não use leite de vaca, pois devido a vários malefícios à saúde, ainda causa retenção de líquido e inchaço, aumentando muito sua barriga. Com a adição do leite vegetal, vai deixar seu shake hipercalórico ainda mais gostoso e mais parecido com uma vitamina.

É interessante também acrescentar uma fruta, como a banana, pois vai aumentar ainda mais as calorias.

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agmjunior

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