Iniciante, Intermediário ou Avançado – Qual o seu nível de treino?

Seu nível de experiência pode ser avaliado como: Iniciante, Intermediário ou Avançado. Isso precisa ser determinado antes da elaboração de um rotina de treino porque há muitas diferenças entre os 3 níveis de experiência no que diz respeito ao que você é capaz de fazer e que tipo de treino funciona melhor para você. Então, a pergunta que precisamos fazer é: em qual desses níveis você se encaixa? Vamos descobrir neste artigo.

Iniciante

Garoto treinando na máquina

Iniciantes (novatos, frangos, etc.) são pessoas que são totalmente ou relativamente novas no mundo da musculação. O que isso significa exatamente vai variar dependendo de para quem você perguntar, mas, na na nossa opinião, um iniciante é alguém que treina a menos de 6 meses.

Estamos falando de 6 meses de treino consistente e inteligente. Ou seja, não me importa se você vem treinando de uma forma inconsistente e intermitente nos últimos 20 anos. Também não me importa se você TEM treinado de forma consistente há muito tempo, mas fazendo tudo de um jeito incorreto e absolutamente horrível que levou a nenhum ou quase nenhum resultado.

Se você não seguia uma rotina de treino preparado de forma inteligente (que levou a algum tipo de resultado positivo) por pelo menos 6 meses consistentemente, você deve ser um iniciante, pelo menos por mais um tempo.

O mesmo vale para qualquer pessoa que seguiu um treino consistente e inteligente em algum momento da vida, mas parou por um período significante de tempo. Na maior parte dos casos, você é um iniciante novamente.

Intermediário

Homem fazendo o agachamento frontal

Intermediário é o nível seguinte ao iniciante. Se você ESTÁ treinando de forma consistente e inteligente há pelo menos 6 meses, você provavelmente se encaixa (pelo menos) no nível intermediário.

Neste ponto, intermediários já devem ter no mínimo usado algum tipo de programa de treino que levou a pelo menos um nível básico de força e ganhos de massa muscular, melhorado sua capacidade de treino e sua tolerância a volume de treino em algum nível, e aprendido (praticamente dominando) a forma correta de todos os exercícios que já fez.

Avançado

Homem fazendo o supino na máquina de um lado só

Avançado é o nível acima de intermediário e seria considerado o nível  mais alto de experiência em treino.

Enquanto iniciantes e intermediários são classificados levando em conta o tempo de treino e os resultados obtidos, classificamos alguém como avançado levando em conta apenas os resultados.

O que eu quero dizer é que consideraríamos como avançado qualquer pessoa que já alcançou a maior parte de seus objetivos e que está extremamente perto de alcançar o seu limite genético natural.

Para algumas pessoas, isso pode levar 3, 5, 8 ou 10 anos. O tempo não importa aqui. Sempre que seu corpo tiver melhorado quase tanto quanto é possível melhorar, você é considerado avançado.

Esta é a categoria com a menor quantidade de pessoas.

Sabemos que todo mundo gosta de pensar que está nessa categoria (este é o motivo para a maior parte das pessoas ir direto para os “treinos avançados”), mas, honestamente, se você está lendo este artigo, há 90% de chance de você NÃO ser avançado.

Iniciante x Intermediário x Avançado x Idiota

Este é o momento em que você deve ser realista sobre seu nível de experiência.

Como mencionado há pouco, todo mundo quer acreditar que está em um estágio mais avançado do que está de verdade. Isso acaba em desastre 100% das vezes. Por que? Porque programas avançados só funcionam para pessoas que realmente são avançadas. Você não veria uma pessoa desse nível usando um programa para inciantes (pelo mesmo motivo: esses programas funcionam melhor para iniciantes), então o contrário também não deveria acontecer.

A verdade é que treinos são desenvolvidos para níveis específicos de experiência por um motivo. Eles levam em consideração tudo que funciona ou não nesse nível para que você faça tudo de forma a ter os melhores resultados de acordo com a sua experiência de treino.

Então, se você quer resultados piores do que deveria ter ou completamente inexistentes, sinta-se à vontade para ser um idiota e usar um treino para o qual você não está preparado ainda.

Mas se você quer os melhores resultados possíveis, use um treino que foi feito para o seu nível exato de experiência.

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agmjunior

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