Músculo vs. Gordura

Parece óbvio, mas esse é um erro muito frequente. Pérolas como “eu não posso fazer musculação porque vou endurecer a banha” ou “se eu ganhar massa muscular depois tudo pode virar gordura”, não são raras de se ouvir até hoje. MÚSCULO E GORDURA SÃO ESTRUTURAS COMPLETAMENTE DIFERENTES, UM NÃO PODE SE TRANSFORMAR NO OUTRO!!!


A maioria dos fisiculturistas campeões começaram magros e construíram a musculatura gradativamente. O biotipo deles é consequentemente ecto-mesomorfo, o que se traduz como pessoas magras e musculosas. Isso significa que caso desistam do treino, suas musculaturas desenvolvidas podem eventualmente atrofiar e mais uma vez voltarem a ser magros.

Imagem de Branch Warren antes e depois

A mesma regra se aplica ao endo-mesomorfo (o gordinho que emagreceu e ganhou massa muscular na academia), que pode reverter outra vez a sua tendência a obesidade caso não se exercite e mantenha uma dieta apropriada.

Se uma pessoa com características endomórficas (tendência ao ganho de peso) reduz sua atividade física e continua a comer a mesma quantidade de calorias, seus músculos atrofiam enquanto a gordura corporal aumenta ao mesmo tempo. Esse fato explica o velho mito dos “músculos virarem gordura”.

O biotipo básico é resultado da hereditariedade. Muito da aparência é determinada pelos genes transmitidos pelos pais. Outras características tais como a tendência a ganhar massa muscular e gordura, são produto da hereditariedade e do meio ambiente (os hábitos que você cultua). E hábito é uma coisa que se renova a cada dia.

Ao seguir um plano alimentar, seja para ganhar massa muscular ou para perder gordura, procure um esquema que você possa manter de longo prazo. De fato uma mudança de hábitos, uma reeducação alimentar. Procure não “entrar em dieta”, pois você corre o risco de “sair da dieta” um dia, e junto saírem todos os seus resultados.

Imagem de salmão e salada de legumes e vegetais
Suplemento é legal sim, mas para COMPLEMENTAR a sua dieta. E não para tomar o lugar dela. E nem pense em tomar algum medicamento para ganhar massa muscular e não treinar e nem se alimentar adequadamente para isso. Desperdício de tempo, dinheiro e saúde. Se vai fazê-lo, que pelo menos treine, descanse, coma e suplemente da maneira correta a potencializar seus ganhos. E faça tudo sempre com a orientação de um profissional adequado.

Suplementos e medicamentos não fazem milagre por si só. A maior parte dos ganhos virão da combinação TREINO, DIETA e DESCANSO. Consulte seu médico/nutricionista/educador físico para informações personalizadas. São profissionais que têm área de atuação complementar.

Gostou do Post ? Ele lhe foi útil ? Deixe seu comentário, sugestão ou crítica, compartilhe com os amigos. Um grande abraço e até o próximo.

agmjunior

Adicione aqui suas Informações biográficas

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Daniela disse:

    Bom sempre é bom conhecer um pouco sobre o corpo humano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *