Não confunda definição com definhação

Uma das perguntas que me dá mais raiva em responder é: Com quantos quilos eu fico definido(a)? Já cansei de responder, o peso não tem nada a ver com definição. Quer saber como definir de forma perfeita ? Dá uma lida neste artigo.

Acho que deve ser difícil para quem sempre foi acostumado a se pesar compreender esta ideia, mas o peso é só a medida do quanto nosso corpo é atraído pela gravidade da terra, você pode estar super definido e estar mais pesado que antes.

É por isso que sempre digo que o espelho é o melhor aparelho para medir a definição, melhor até que fita métrica, afinal ela não mede a qualidade dos seus músculos só o perímetro.

Vou tentar colocar melhor o que acontece durante a definição, para tentar parar de responder sempre as mesmas perguntas:

Primeiro: você deve reduzir o seu percentual de gordura corporal ao máximo, e para isso a dieta é fundamental, pode-se ainda recorrer ao auxílio de exercícios aeróbios, no máximo duas sessões por dia com duração de até 30 minutos, mais que isso se entra em catabolismo e você estará definhando.

Homem com o peitoral enorme
Se o seu objetivo for competir é importante treinar as poses após os treinos, exercícios de isotensão, quem não faz ou nunca fez não imagina a quantidade de esforço que é necessária para segurar o músculo em sua contração máxima por alguns segundos.
Segundo: o Treino deve ser mantido sem muitas alterações, o que irá acontecer é que como você vai estar com baixa ingestão de calorias não irá conseguir levantar as mesmas cargas que antes, as repetições deverão ser em torno de 10 a 12 e com o mínimo possível de descanso.Na última série de cada grupo muscular vá até a fadiga completa do músculo, isto é até o ponto em que não consegue mais levantar o peso, isso irá provocar o que se chama “sobrecarga metabólica”, ele força o glicogênio a entrar no músculo e ele leva junto 3 gramas de água para cada uma dele.Essa água é retirada do tecido subcutâneo e vai dar ao músculo a impressão de entumescimento, que aliado ao “afinamento” da pele pela desidratação irá dar a definição.

Mulher com o abdominal sarado
Terceiro: a hidratação é fundamental nesta etapa, o nosso corpo possui uma série de dispositivos para assegurar a sua sobrevivência. E um desses dispositivos é a retenção hídrica.

Se o corpo perceber que irá faltar água ele para de eliminá-la e com isso ficamos inchados, para evitar isso devemos ingerir água a toda hora, em grandes quantidades, como não vai haver escassez o corpo para de armazenar, simples assim, quanto mais se toma menos se estoca.

Quarto: A dieta deve ser balanceada, existem mitos de cortar carboidratos, cortar proteínas, cortar gorduras, esqueça, mitos são mitos, os estudos provam que até a ingestão de carne vermelha, gema de ovos, leite, castanhas e azeite de oliva extra virgem são necessários para manter nosso organismo funcionando perfeitamente mesmo durante a dieta.

Portanto se alimente a cada duas ou três horas procurando variar as fontes de carboidratos e proteínas, que podem ser:

Carboidratos: batata inglesa, batata doce, mandioca, arroz integral, milho verde, etc.

Proteínas: peito de frango, carne vermelha magra, carne suína, filé de peixe de preferência de escamas (pescada, sardinha), claras de ovos, etc.

Folhas verdes podem ser consumidas a vontade, já as frutas consuma preferencialmente pela manhã ou antes de treinar.

Dieta para ganhar massa muscular

Quinto: Quando você achar que está faltando muito pouco para alcançar o seu objetivo, dê “O Pulo do gato”, treine normalmente até a quarta-feira de uma semana, na quinta-feira pare com os treinos com peso e continue apenas com as duas sessões de aeróbios.

No sábado e domingo, corte o sal e a ingestão de proteínas, você não irá ganhar músculos agora, não se preocupe. Aumente a ingestão de carboidratos, de preferência só a batata doce, diminua a ingestão de água pela metade.

Não faça nada, apenas descanse, é nesse período que toda a água que ainda está sob a pele irá para dentro do músculo junto com o glicogênio e alguma gordura. Isso é feito por muitos atletas dois dias antes de uma competição, para alcançar a máxima definição muscular, se eles conseguem, você também irá conseguir.

Agora é só desfrutar do seu esforço e da sua bela definição corporal.

Homem com as veias saltadas

Como você está em sobrecarga metabólica, sua pele vai estar mais fina e seu músculo mais irrigado, ele irá responder quase que imediatamente ao aquecimento, tornando-se ainda maior, e aumentando a definição, por isso nessa hora alguns atletas chegam a estar mais pesados do que antes da dieta, devido ao grande volume de líquido em seus músculos.

Fontes: Experiência pessoal na aplicação dos ensinamentos do prof. Eugênio Koprowski (treinador de altletas desde 1963 – editor do JM&F e fundador da NABBA Brasil)

Gostou do Post ? Ele lhe foi útil ? Deixe seu comentário, sugestão ou crítica, compartilhe com os amigos. Um grande abraço e até o próximo.

agmjunior

Adicione aqui suas Informações biográficas

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *