Os 5 alimentos que não podem faltar na sua dieta

Está começando a sua reeducação alimentar, mas ainda não sabe quais serão os seus principais aliados nessa luta contra a balança? Confira 5 alimentos que não podem faltar na sua dieta e podem te ajudar a aumentar a disposição para encarar a rotina pesada do dia a dia e garantir um bem estar muito maior.

Salmão: a reputação do salmão como um alimento muito benéfico para a saúde é famosa. Podemos atribuir muito dessa fama às suas altas taxas de ômega-3, um ácido graxo bastante incomum e pouco encontrado em outros alimentos, sendo pobre em gorduras saturadas e com baixas calorias. Ele é rico em vitamina A (antioxidante), em vitamina D, que auxilia na queima de gordura localizada, perda de peso e controle da pressão arterial e em vitaminas do complexo B, que auxiliam na construção de músculos, a produzir glóbulos vermelhos e proteger o sistema imunológico. O salmão também é fonte de creatina, que ajuda no ganho de massa muscular.

Foto de posta de salmão

Beterraba: se fôssemos definir a beterraba em um só adjetivo, o escolhido poderia ser versátil. Ela pode ser consumida de diversas formas, agradando quase todos os gostos: crua em uma salada, cozida, em sopas, suflês ou até mesmo em tortas e bolos. Além de ser um alimento muito útil para qualquer cozinheira, o tubérculo possui muitas propriedades nutritivas e medicinais que atuam diretamente no bom funcionamento do organismo e na prevenção de doenças. Tem baixas calorias, é antioxidante e fornece vários minerais como o ferro, sódio, potássio e magnésio. É uma excelente fonte de fibras, o que ajuda no trânsito intestinal, ajuda na digestão, é boa para a pele, o coração, o fígado, combate a anemia, melhora a digestão, auxilia na perda de peso, aumenta sua resistência e ainda é boa para o crescimento e fortalecimento dos cabelos. Se fossemos falar dos benefícios da beterraba um a um, teríamos que fazer um post só para ela.

Foto de beterraba

Gengibre: esse é outro alimento top devido a suas inúmeras vantagens. De uns tempos pra cá, está cada vez mais comum ouvirmos falar na inserção do gengibre na alimentação dos brasileiros. Entre propriedades digestivas, expectorantes e até mesmo afrodisíacas, estima-se que o alimento possua mais de 400 substâncias benéficas à saúde, combate o mau hálito e a cólica menstrual, é anti-inflamatório, antibiótico, ajuda no emagrecimento por ser um alimento termogênico, dentre outros benefícios. Pode ser consumido como chá, no preparo de outros alimentos, mastigado em lascas, em sucos, e ainda pode-se chupar balas de gengibre.

Foto de gengobre

Brócolis: o brócolis é um alimento famoso e valioso desde a época do Império Romano. De origem européia, é cultivado em várias regiões do mundo apesar de se desenvolver melhor em lugares frios. O vegetal pode ser preparado de várias maneiras e é totalmente comestível, ou seja, é possível comermos as suas folhas, flores e até mesmo os pedúnculos florais. Em decorrência dos seus altos níveis de cálcio, ferro, vitaminas e potássio, proporciona grandes benefícios ao organismo. Rico em vitamina C, é uma excelente fonte de beta-caroteno e proteína, reduz a pressão arterial, é bom para a pele e o sistema imunológico, fonte de carotenoides, é bom para os olhos e auxiliam da digestão.

Foto de brócolis

Maçã: há quem diga que quem come uma maçã por dia vai conseguir se manter longe dos médicos. Isso porque a fruta possui uma grande concentração de vitaminas, sais minerais, antioxidantes naturais e fibras, se tornando uma forte aliada na prevenção de várias doenças. Controla e reduz o colesterol, é “uma escola de dente natural”, auxilia na perda de peso e possui poucas calorias.

Mulher comendo maça

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