Ovo antes de dormir: conheça os benefícios

Para quem busca desenvolver massa muscular – ou, até mesmo emagrecer – ingerir ovo antes de dormir pode ser uma excelente recomendação. Os ovos são uma opção eficiente, barata e de preparo prático para fornecer proteína no dia a dia. Além disso, são bastante versáteis, e permitem várias preparações distintas que evitam aquela sensação de se estar comendo sempre a mesma coisa.

 

Em muitas dietas, comer ovo antes de dormir é uma das opções mais eficientes de garantir que o processo de catabolismo não seja iniciado enquanto você dorme. Isso é especialmente importante para aquelas pessoas que querem manter ou desenvolver a massa muscular, mas sem correr o risco de ganhar peso.

É importante lembrar que tão relevante quanto o consumo de proteína, para a manutenção do ciclo anabólico durante a noite, é a presença de carboidratos complexos – lentamente consumidos ao longo de horas. Por isso, recomenda-se associar o consumo do ovo antes de dormir a alguma fonte de carboidrato complexo.

Entenda quais são os benefícios do consumo de ovo antes de dormir, e de que maneira este ingrediente pode aumentar os seus ganhos:

Imagem de ovos

Estímulo do ciclo anabólico

O anabolismo é o ciclo metabólico no qual as fibras musculares são construídas através do consumo de nutrientes que estejam disponíveis no corpo. Neste período, há dois tipos de nutrientes que são absolutamente essenciais para o ciclo metabólico: proteínas e carboidratos.

Sem eles, o organismo passa a consumir os nutrientes disponíveis nos próprios tecidos – inclusive na musculatura. Isso significa que seu esforço durante o dia não resultará em ganhos, pois as próprias fibras serão utilizadas no anabolismo.

Com a presença das proteínas do ovo, o corpo é capaz de desenvolver mais volume de massa magra sem sacrificar aquilo que você já obteve através de seu esforço;

Aumento da sensação da saciedade

O ovo é um alimento especialmente conhecido por gerar a ideia de saciedade – absolutamente essencial para quem quer seguir firme e forte em sua dieta. Antes de dormir, isso auxilia você a evitar o famigerado assalto noturno à geladeira, quando a maior parte das pessoas acaba cometendo os deslizes que acabam cobrando o seu peso na balança, a longo prazo.

Por isso, consumir ovo antes de dormir – especialmente quando associado com algum carboidrato complexo – garante que você se mantenha firme em sua dieta, sem colocar em risco os ganhos após o esforço diário.

Qual o momento ideal para seu consumo, antes de dormir?

Falar sobre o consumo do ovo antes de dormir não significa que você deva consumi-lo imediatamente antes de deitar-se. Pelo contrário – a ingestão de qualquer alimento é recomendada ao menos duas horas antes do momento em que você efetivamente pretende dormir.

O motivo para isso não é exatamente relacionado aos seus ganhos: comer e deitar logo em seguida não será prejudicial para o desenvolvimento da musculatura. Por outro lado, é possível que isso gere desconfortos ou azia, reduzindo a qualidade de seu sono e a capacidade de descanso e recuperação.

Embora pareça algo banal, uma boa recuperação é absolutamente essencial para o desenvolvimento da musculatura, especialmente após um dia de treinamento pesado. Uma boa noite de sono garante que as fibras sejam corretamente desenvolvidas.

Gostou do Post ? Ele lhe foi útil ? Deixe seu comentário, sugestão ou crítica, compartilhe com os amigos. Um grande abraço e até o próximo.

agmjunior

Adicione aqui suas Informações biográficas

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *