Pré-treino natural: Uma das substâncias mais poderosas você encontra na feira

É normal: Nós costumamos achar que o melhor jeito de otimizar o treino é através de suplementos esportivos industrializados. Mas hoje falaremos sobre um poderosíssimo pré-treino natural, encontrado na feira, barato e com muitas evidências científicas de sua eficácia.

Conheça o nitrato

O nitrato é uma substância presente em muitos alimentos. Quando ingerido, ele se quebra em nitritos, que circulam no corpo e são transformados em óxido nítrico (NO) à medida que o organismo demanda. Altos índices de NO durante o exercício têm demonstrado beneficiar o treino de diversas formas:

  • Aumento da resistência em exercícios aeróbicos
  • Aumento da resistência em exercícios anaeróbicos, especialmente para quem está começando
  • Melhora na recuperação muscular
  • Aumento na produção de trifosfato de adenosina (ATP), responsável pelo nível de energia de suas células
  • Melhora na circulação

Quais alimentos são ricos em nitrato?

Suco de beterraba

 

O Nitrato pode ser encontrado em diversos alimentos. Mas alguns são especialmente ricos na substância:

  • Folhas verdes (Rúcula, dill, folhas do nabo, alface, folhas de mostarda, kale, espinafre)
  • Beterraba
  • Rabanete

Como usar este pré-treino natural?

Consuma os vegetais acima mencionados de 1h a 2h horas antes do treino em forma líquida (sucos, shakes, smoothies ou purê). A quantidade deve ser entre 6,4mg/kg a 12,8mg/kg do seu peso corporal.

Se você pretende usar o nitrato como pré-treino mais de duas vezes por semana, prefira usar a rúcula e as folhas de nabo, que têm alto índice de nitrato e baixo índice de oxalato, substância que, em excesso, pode aumentar a incidência de pedra nos rins.
Referências:
WYLIE, L.J., et al. Dietary nitrate supplementation improves team sport-specific intense intermittent exercise performance. Eur J Appl Physiol. 2013 Jul;113(7):1673-84. doi: 10.1007/s00421-013-2589-8. Epub 2013 Feb 1.

LANSEY, K.E., et al. Dietary nitrate supplementation reduces the O2 cost of walking and running: a placebo-controlled study. J Appl Physiol (1985). 2011 Mar;110(3):591-600. doi: 10.1152/japplphysiol.01070.2010. Epub 2010 Nov 11.

MURPHY, M., et al. Whole beetroot consumption acutely improves running performance. J Acad Nutr Diet. 2012 Apr;112(4):548-52. doi: 10.1016/j.jand.2011.12.002.

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agmjunior

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