Seis Princípios Para Você Crescer!

Neste artigo, vamos abordar seis princípios básicos para você conseguir a tão sonhada hipertrofia muscular, vale sempre a pena lembrar que de nada adianta de matar na academia se não conseguir segui-los na sua totalidade.

EXERCÍCIOS BÁSICOS COM PESOS LIVRES

Essa é regra numero um quando se trata de ganhar massa muscular. Os pesos livres são a principal arma em nosso arsenal na academia. As máquinas, por mais eficientes que pareçam, não conseguem dar o estímulo necessário para nossos músculos. Elas podem ser muito boas para quem esteja lesionado ou se recuperando de uma lesão.Mas se seu objetivo for ficar gigante use barras e halteres.

Homem treinando forte

Não estou dizendo para não usarem as máquinas, elas têm seu valor no final de um treino, quando nosso sistema nervoso está tão estressado que não pode mais controlar cargas pesadas com segurança. Use então as maquinas para isolar o músculo alvo no fim da sessão

INTENSIDADE É TUDO

As pessoas teimam em ficar horas na academia se matando, e pior, matando todas as possibilidades de extrair um bom resultado de seu treinamento. É muito comum as pessoas realizarem treinos intermináveis com séries incontáveis e com muito descanso entre as séries. Grandes campeões utilizaram e ainda utilizam treinos gigantes com várias séries para cada grupo muscular. O que muitos não compreendem é que esses caras têm uma genética privilegiada e que são atletas profissionais que comem dormem e respiram musculação, o que os permite este tipo de sobrecarga. Eles usam grande volume e o mais importante: Imensa intensidade!

Nos anos 80 surgiu no cenário Mike Mentzer e seu método de alta intensidade e volume extremamente baixo. Nos anos 90, Dorian Yates adaptou e desenvolveu um sistema de treino que na opinião de muitos é o ideal para nós, pessoas comuns. Alta intensidade e volume nem muito baixo nem muito alto. Assim foi descoberta a proporção perfeita entre volume e intensidade.

Homem monstro treinando ombros

É muito comum esses atletas treinarem até cair no chão ou vomitar tudo o que comeram durante um treino pois eles utilizavam uma intensidade inigualável.

Quando for treinar, que treine com intensidade, até a falha muscular e cuidado com o intervalo entre as séries. Assim você não precisará realizar vinte séries para ombro e 40 para as pernas. Sessões de treino curtas e intensas aumentam a liberação de testosterona, igf-1 e GH e diminuem as chances de termos uma produção exacerbada de Cortisol, o hormônio catabólico.

APERFEIÇOE SUA TÉCNICA DE EXECUÇÃO DOS EXERCÍCIOS

Você precisa aprender a sentir seu músculo se você quiser faze-lo crescer. Se você não consegue sentir seu músculo contraindo e relaxando durante o treino você não está conseguindo tirar o máximo proveito de seus treinos.

Voltando ao tema genética privilegiada, podemos citar novamente Coleman, e talvez Nasser. Para quem já viu em seus vídeos Mr. Coleman treinava de forma horrível. Movimentos curtos e com grande impulso e com pesos extremamente altos eram a tônica de seu treino. Coleman com esse treino conseguia aumentar sua massa a cada ano e se mantinha livre de lesões sérias. Mas ele é dono de genética única no mundo, portanto, nem pense em copiá-lo!!

Treino de biceps na rosca scott
Use sempre cargas altas, mas nunca sacrifique boa execução por causa do peso. Treine seus músculos e não seu ego!!

Para aqueles que insistem em levantar cargas excessivas e sem preocupação com a execução do exercício eu aconselho para que arrumem um emprego em uma firma de mudança, pois aí estarão carregando peso o dia todo e o melhor, vão estar ganhando para isso.

NA DÚVIDA, DESCANSE

O repouso apropriado é a parte menos visada pelas pessoas. Todos seguem a regra do quanto mais, melhor. É importantíssimo aprender a ouvir os sinais que nosso corpo nos envia e segui-los apropriadamente.

Ainda se insiste em treinar seis vezes por semana sem nenhum descanso. No final das contas a pessoa acaba tão cansada no fim do período de 6 dias que seus últimos dois ou três treinos acabam sendo não muito bons. O grande stress causado pode ainda ser um grande convite para a lesão.

Homem com o corpo sarado

Para pessoas normais, e quando eu digo pessoas normais exclua desse grupo os culturistas profissionais, é vital ter um dia de intervalo no seu programa de treinamento. O ideal seria treinar dois dias sim, um dia não e assim por diante. Essa técnica permite que a musculatura seja reparada e que o glicogênio se recupere totalmente, fazendo com que as sessões de treino subsequentes sejam mais produtivas.

As vezes nosso dia-a-dia é tão apertado que nós somos forçados a perder algumas horas de sono ou algumas refeições, com certeza isso afetará no treinamento do dia. Quando se sentir cansado e sem a energia necessária tire o dia de folga, coma e descanse para poder debulhar na academia no próximo dia.

DURMA BEM, MEU FILHO
Não, não é sua mãe que está passando a mão na sua cabeça e te levando leitinho quente na cama cara. Quem treina forte e consistentemente precisa ter no mínimo oito horas de sono de boa qualidade. Grandes culturistas podem se dar ao luxo de dormir até doze horas por dia. Se você conseguir oito horas já está ótimo.
Homem musculoso no sono anabólico
É durante o sono que ocorrem os processos de reparação celular no músculo e liberação de alguns importantes no processo. É muito importante ingerir um shake protéico time-released antes de dormir para que se tenha uma liberação constante de aminoácidos na corrente sanguínea durante o sono.Quando se trata de hipertrofia muscular é necessário fazermos muitos sacrifícios, dormir é um deles para alguns. Se quer ficar grande vai dormir. Infelizmente ir para a balada cinco vezes por semana está fora de questão. A vida é cheia de escolhas difíceis…

COMA, COMA E COMA
Tinha um velho anuncio de suplementos que dizia “you are a meal alway from failure” ou seja, você está a uma refeição do fracasso. Essa frase mostra a importância de se manter comendo o tempo todo para manter seu corpo abastecido por calorias e proteína. Os grandes culturistas não comem quando estão com fome, mas sim quando é a hora de comer. Eles planejam o dia e levam consigo as refeições todas preparadas em uma bolsa térmica para não ter perigo de perder a hora da comida. É muito comum ver culturistas comendo sua refeição onde quer que eles estejam. Não importa o lugar nem quem esteja olhando, é a hora de comer então coma.
Homem gigante comendo comida
Tá certo, não precisa ser tão radical e extremo assim, mas por favor, não perca suas refeições, se programe para comer e para crescer.
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agmjunior

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